As 5 melhores dicas de fotografia
A fotografia está cada vez mais presente em nossas vidas, e olhamos para aquelas fotos incríveis e pensamos como é difícil chegar nesse resultado, ou que só é possível com equipamentos caros. Trouxemos dicas para desmistificar esse mundo fotográfico, e arrasar com o celular ou câmera!
Limpe a lente
Parece algo bobo, mas sempre cheque se a lente está limpa antes do clique, o recomendável é limpar com uma flanela própria para isso, não é aconselhável o uso de roupas ou outros tecidos pois podem conter partículas de sujeira que riscam a lente . Pode acontecer de estar manchada e isso acaba desfocando a imagem, confundindo o sensor ou trazendo elementos estranhos como pontinhos ou manchas.
Pense na luz
Em sua essência, fotografar é escrever com a luz, sendo assim, é um elemento fundamental. É importante que o objeto fotografado esteja bem iluminado. Evite ficar contra a luz ou muito de frente para ela, nesse caso dependendo da distância a foto fica com o que chamamos de luz dura, quando as sombras ficam muito marcadas e um alto contraste.
Não use o zoom do celular
Quer melhorar a sua fotografia? Esqueça o zoom! O zoom de muitos celulares é digital o que pode distorcer muito as fotos e diminuir a qualidade. Um conselho é fotografar e depois ajustar no aplicativo de edição.
Pense na composição
Imagine como você quer mostrar o objeto, monte um cenário com elementos que favorecem a peça. Você pode usar as linhas, formas geométricas ou cores para passar a mensagem que deseja. Em outras palavras, a fotografia não se resume aos equipamentos. Mude a perspectiva
É comum colocar no centro da fotografia o objeto de principal interesse, mas você pode usar da regra dos terços e buscar um novo enquadramento para a foto. Você pode escolher a perspectiva que quiser. Pode ser superior, inferior, de ponta cabeça ou deixar os objetos maiores do que são.
Solte a criatividade
Na fotografia você só sabe se dará certo tentando, portanto teste as mais diferentes formas de se mostrar algo. Busque referências, mas deixe o seu toque especial. Ao testar você descobre o que gosta e o que não gosta, e aprende a deixar a sua identidade ali. Um grande fotógrafo chamado Henri Cartier-Bresson uma vez disse: “Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.”
Por exemplo, um professor de fotografia disse uma vez que as regras existem para ser quebradas, elas são uma orientação que pode ser desconstruída. Lembre-se, caso faça parte do seu estilo ou poética tudo é permitido.
Dica Bônus
A fotografia não depende de um equipamento caro, ele ajuda em qualidade e funcionalidades, ela depende de você. Portanto, se você acha que não tira boas fotografias por não ter um grande equipamento, isso é um mito!
Gostou das nossas 7 dicas de fotografia? Clique aqui para ver o nosso último post.
Você já segue a FECAF no Instagram? Clique aqui