Carreira

Carreira em Marketing – Como Ter Sucesso Nessa Área

Por  Tayro Toledo 14 de Junho de 20225 min para ler

Como construir uma carreira em marketing de sucesso? Nosso Head de Growth Marketing vai te contar como conquistou um cargo de gerência aos 19 anos e como você pode ter sucesso nessa área.


Eu sou Rafael Diniz e me tornei Gestor de Marketing da Faculdade UniFECAF aos 19 anos de idade e posso afirmar com absoluta certeza: Marketing é uma das melhores áreas para se construir uma carreira de sucesso rápido e ganhar muito dinheiro! A área de marketing digital só cresce a cada dia e a demanda por bons profissionais tem aumentado muito.


Apesar da pouca idade, hoje com 22 anos, descobri uma fórmula muito eficiente para alavancar a minha carreira muito rápido e vou entregar tudo para você de graça (e nem é marketing), você vai descobrir o que eu fiz para chegar onde cheguei!


Marketing é Um Propósito de Vida

É importante que você seja apaixonado(a) pelo o que faz, dificilmente vai chegar longe se não sentir paixão pelo seu dia a dia de trabalho.


Eu tomei o Marketing como um propósito, uma forma de fazer as pessoas melhorarem de vida a partir de ações, campanhas, publicidade, anúncios, e-mails e etc.


Descobri cedo que o meu trabalho é fazer com que as pessoas se engajem e tomem uma ação que poderá transformar suas vidas completamente a partir de uma decisão por um produto ou serviço específico, isso é propósito e isso faz você querer se desenvolver e evoluir.


Vá Muito Além da Faculdade de Marketing

Se você acredita que vai aprender tudo na faculdade (qualquer uma que seja) e que o seu diploma de graduação ou pós-graduação são suficientes, sinto lhe informar, você está errado(a) (e muito!).


O mercado de marketing e vendas não quer diploma, titulação ou certificação apenas, ele quer experiência, ações, atitudes e resultados.


Não que não seja importante estudar, óbvio que é, fazer cursos extras, ler muitos livros e principalmente testar tudo na prática e aprender com os erros e acertos!


Mas entenda que mesmo a faculdade sendo necessária, ela é de longe um diferencial competitivo, o que vai te diferenciar dos outros no mercado são os cursos extras e certificações (google, facebook, inbound e etc), os livros que você leu e principalmente os resultados que você gerou!


Teste, Erre, Aprenda, Corrija, Acerte e Repita

Eu sempre costumo dizer que Marketing é um grande teste com uma certa racionalidade, pois lidamos com ações criativas, inovadoras e que nem sempre seguem um padrão e podem tanto fracassar quanto ser um sucesso.


Por isso, assuma que na sua jornada em Marketing, você será um(a) eterno(a) aprendiz e teste sem cessar.


Os profissionais de mente fechada, que gostam de falar muito e ouvir pouco são os que não vão muito longe no Marketing, considere todas as ideias que tiver e ouvir como úteis, potencialmente boas e testáveis. Geralmente são das ideias mais absurdas que surgem os resultados mais surpreendentes, nunca descarte uma ideia!


Aprenda a Lidar Com Pessoas, você vai precisar delas

Henry Ford não foi um grande empresário que ficou para a história atoa, ele aprendeu desde cedo que sozinho não iria conseguir fazer absolutamente nada, por isso, montou um time com os melhores engenheiros dos EUA da época e se dedicou a cuidar deles para que eles cuidassem do negócio.


Na gestão de marketing é assim também, você lida com diversas pessoas diferentes com talentos, pensamentos, experiências, necessidades e desejos diferentes, por isso, precisa aprender a lidar com pessoas, respeitar as individualidades e personalizar a sua liderança.


Seja Generalista e Especialista

Se você quer chegar ao topo em marketing, você precisa saber de tudo um pouco e saber muito sobre algo. Um(a) gestor(a) de marketing lida com profissionais de diversas áreas como Conteúdo, SEO, Mídia, Design, Inbound e por aí vai, por isso, precisa conhecer todas as áreas de marketing para saber o que demandar e como otimizar o trabalho destes profissionais.


Paralelo a isso, você precisa ser especialista em uma ou mais áreas dentro do marketing, se eu pudesse te dar um conselho, recomendaria que você se especializasse em pessoas, projetos e principalmente em estratégia, sim, um bom estrategista vence guerras com mais facilidade e rapidez.


Não Tenha Medo de Crescer Rápido

Quando eu fui convidado para assumir a gestão de marketing da Faculdade FECAF no auge da Pandemia, o medo bateu à minha porta, por algumas semanas eu sentia como se não soubesse nada de marketing (e olha que eu já sabia muito), mas descobri que é no dia a dia que você vai aprender a lidar com os problemas e desafios dessa área.


Por isso eu reforço: não tenha medo! Encare, quando surgir a oportunidade, aceite e faça o seu melhor, aproveite o que você faz bem e aperfeiçoe o que você não faz tão bem assim, o processo de aprendizagem é natural mesmo em cargos de alta gestão.


Lembre-se que “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades.”, você é responsável pelas ações, decisões, resultados e consequências de tudo aquilo que cria em Marketing, assim como também tem um grande poder de influenciar milhares ou até milhões de pessoas a tomarem uma decisão, sempre faça um exercício de empatia e ofereça o melhor produto, pelo melhor preço, com a melhor oferta para a pessoa certa!


Inscreva-se já e se torne um coração azul!


Seu sonho, nossa meta! 💙


Siga a UniFECAF nas redes sociais:



Nenhuma tag relacionada.

Não perca nada do Universo UniFECAF

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba notícias, dicas de estudo, carreira e muito mais!

Faça o seu Teste
Vocacional aqui!

Fazer o teste

Destaques do YouTube

Artigos relacionados