Saiba como usar o copywriting em seus textos
Copywriting é uma forma de produção textual para ações de vendas e marketing com o intuito de persuadir o público-alvo com gatilhos mentais. Com certeza você já teve contato com esse formato de texto, ele pode ser um e-mail, em blogs, anúncios e outros. O texto de copy é totalmente diferente do editorial, da reportagem ou da redação publicitária, o foco aqui é causar uma reação no leitor ele é pensado em toda a estrutura especialmente para o público alvo. Ele tem característica persuasiva usando meios que induzam o leitor a comprar algo ou completar uma ação. Para escrever algo que resulte nessa ação é preciso que o escritor conheça o seu público alvo, ele precisa listar as informações sobre sobre o público, quais as necessidades, o que falar e como falar para que saiba como adaptar a comunicação para que ele seja compreendido e conquiste a venda. A boa escrita é essencial para a elaboração do texto, mas não é única coisa, você precisa seguir alguns passos.
Ter um objetivo em mente Saiba o que você quer vender e como pretende fazer isso, conheça o seu público e pense quais os posts que vai trabalhar. Organize-os em um calendário editorial, planeje as datas e os conteúdos e programe suas campanhas. Pesquise sobre Para que os conteúdos do seu blog façam sucesso eles precisam ser bem feitos, por isso a pesquisa nunca é demais. Leia e pesquise para criar conteúdos que agreguem conhecimento ao leitor que ao mesmo tempo que entretém.
Seja exclusivo Não seja mais um produzindo mais do mesmo, pense em conteúdos diferenciados e que não são fáceis de ser encontrados. Crie uma linguagem Estabeleça uma abordagem e uma linguagem que sejam a cara da empresa, pense em como dialogar melhor com o leitor.
Arrase nos títulos O primeiro contato que o seu leitor vai ter com o seu texto é o título, por isso comece vendendo a ideia nele. Você pode questionar algo, enumerar, provocar ou trazer uma solução ao problema, não se esqueça de ser atrativo. Use verbos de ação Seu foco no é conseguir a atenção do leitor, por isso cause o sentimento de urgência. Sua meta é que ele faça o que está você está pedindo, por isso coloque verbos de ação usando o imperativo, como, Descubra 5 motivos para fazer uma graduação. Conte Histórias Você pode usar do Storytelling, que tem como objetivo criar uma conexão com o leitor através de uma história contada. Ao usar esse método você se conecta ao leitor, que cria empatia pela situação descrita e absorve melhor a informação. Faça perguntas e responda Tudo no texto precisa informar algo ao leitor, por isso use as perguntas como ferramenta para concordar com a mensagem que quer passar. Seja criativo Pense fora da caixinha, procure tendências e fuja dos padrões. Procure se comunicar com o leitor de formas novas e atrativas. Escreva com autoridade Saiba sobre o que você está falando, coloque dados, informações corretas e estude sobre o assunto. Tenha propriedade do que está falando. E aí, o que achou do Copywriting? Comece a utilizar em seus textos e verá que o resultado será muito positivo!
Leia o nosso último post do blog, clicando aqui!
Você já segue a FECAF no Linkedin? Clique aqui!